O que acontece com a falta de proteína no corpo?

Tente imaginar um mundo sem proteínas. Imagine a sua geladeira, completamente vazia sem o seu estoque usual de peitos de frango. Ou pior, imagine-se no final de um treino com a coqueteleira cheia de … água. Simplesmente não dá para imaginar, não é? Agora imagine o que acontece com a falta de proteína no corpo?
 

O fato é que a proteína não é apenas um luxo para os atletas. É uma necessidade. A proteína é o nutriente mais importante quando se trata de força, reparo e crescimento muscular. Então, o que acontece quando você não recebe proteína suficiente em sua dieta?
 

1. Recuperação mais lenta

 
Toda vez que você aumenta a carga ou faz mais repetições, seus músculos estão trabalhando horas extras para ajudar a fazer o trabalho. Depois que todo o trabalho pesado é feito, você precisa de proteína para ajudar a reparar seus tecidos musculares e trazê-los de volta à sua antiga glória. É por isso que as pessoas costumam tomar um shake de proteína logo após o treino. Quando você ignora este importante passo, você está negando seus músculos a chance de se consertar e crescer, o que tem um impacto direto na sua recuperação.
 

2. Impacto no crescimento muscular

 
A proteína é composta por aminoácidos, e os aminoácidos são os blocos de construção do tecido muscular. Se você deseja que seus músculos continuem crescendo, então é melhor alimentá-los com um fluxo constante de proteína ao longo do dia, idealmente em cada lanche e refeição. Quando você tira a proteína da equação, seus músculos perdem sua melhor fonte de alimento. Mude para uma dieta de pizza e você verá o que queremos dizer! Os carboidratos podem ser consumidos com moderação, mas a proteína é o número 1 quando se trata de construção muscular.
 

3. Atrofia muscular

 
Se você está comendo direito e treinando por um tempo, provavelmente você teve algum ganho. Então, a última coisa que você quer é que a atrofia muscular, isso é, a perda de seus músculos. Quando você não ingere proteína suficiente, seu corpo é forçado a queimar os músculos com os quais você trabalhou tanto para ter mais aminoácidos. Mas mantenha seus níveis de proteína altos, e você pode manter seus músculos exatamente como eles estão.
 

4. Vontade de comer

 
Seu corpo tem que trabalhar mais para digerir alimentos ricos em proteínas (versus alimentos ricos em gordura ou com alto teor de carboidratos), por isso queima mais calorias no processo. Os alimentos ricos em proteínas também levam mais tempo para deixar seu estômago, então você se sente bem por um longo período. Isso é extremamente útil se você estiver tentando observar seus tamanhos de porções. Quando você não recebe proteína suficiente, esses desejos de comida virão rápidos e furiosos, e eles também não serão para lanches saudáveis.
 

5. Menos energia, mais fadiga

 
Da mesma forma que os alimentos ricos em proteínas ajudam você a se sentir cheio e satisfeito durante um período mais longo, eles também atuam como uma fonte de energia duradoura ao longo do seu dia. Isso porque a proteína ajuda a alimentar suas células, tecidos e órgãos. Se você não quer perder seu tempo na academia, certifique-se de aumentar a ingestão de proteína. Você não só se sentirá mais motivado para treinar, como também provavelmente verá uma diferença em sua força e desempenho geral.
 

Fonte: labrada.com

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